Saturday, March 17, 2012

Bolo de Cacau com Nozes

Ele foi tão cobiçado no Facebook, que precisei providenciar uma postagem com a receita! :-)

Na verdade, é a receita base de bolo que eu uso, com algumas modificações... Aí vai:

Bater duas colheres de manteiga com 1 e 1/2 xícara de açúcar cristal;

Juntar dois ovos inteiros (eu uso sempre ovo caipira... sem hormônios do mal...rs);

Acrescentar duas xícaras bem cheias de farinha de trigo e continuar misturando;

Mais uma xícara bem cheia de leite;

Por fim, uma xícara mal cheia de cacau;

Dá uma batida caprichada, acrescenta uma xícara de nozes pricadas e finaliza com uma colher de sopa de fermento em pó, misturando bem até formar umas bolhinhas...

Coloque em uma forma untada com manteiga e enfarinhada e leve ao forno. Não me perguntem por quanto tempo, ok? Nunca sei o tempo das coisas no forno...rs Uso o velho truque: deixo passar 15 minutos (para o bolo não solar) e começo a observar e espetar o palitinho para ver se sai limpo, indicando que está pronto.

O meu forno é meio violento...rs Então, acredito que seja algo em torno de uns 25 minutos a meia hora. Mas cada forno é de um jeito, né?

Aqui está o bonitão, inteiro. Lamentei profundamente não tem um pouco de chantilly em casa, ficaria o máximo! Uma bola de sorvete de creme também iria bem.

Fazer uma delícia dessas vez ou outra é algo que faz tão bem à alma, que o corpo entende :-) Sou vegetariana... Não consumo muito açúcar... Não tomo refrigerantes, não como fritura... Evito ao máximo coisas industrializadas (não compro biscoitos e enlatados há um bom tempo)... Não tomo leite e tenho diminuído o uso dele em manteiga, queijos (que amo) e na feitura de bolos... Faço isso não como um sacrifício, mas por uma questão de consciência alimentar, de perceber que o que não faz bem para o meu corpo não pode ser considerado "bom". Mas entendo que o prazer gustativo também faz parte da saúde global de uma pessoa. E acredito que uma vez por semana fazer uma estrepolia não mata ninguém e ainda alegra a criança interior!

Bom apetite! :-)


2 comments:

Aliks said...

... nossa ... nossa ... assim você me mata !!! ... kkk ... eu sou apaixonada por bolo ... !!!
Tenha um ensolarado final de semana ... o meu vai ser nublado e chuvoso ... mas, isso é só um pequeno detalhe, não é mesmo ??? ... que a energia do Sol se faça presente ...
Um beijo grande

Analu Menezes said...

Visualmente ficou maravilhoso! Isso com uma calda quente em cima ou mesmo um pouco de damasco tb ia ficar divino. A cara do seu bolo me lembrou um que é típico da Áustria, da mesma cor, recheio de damasco e uma bola enorme de chantilly. Ao lado pra acompanhar uma linda e grande xícara de café preto. Tudo de bom! bjs e obrigada!