Tuesday, June 21, 2011

Solstício tardio


Ainda que tardia, a postagem de celebração do Solstício de Inverno chega! :-)

Gosto sempre de explicar que no dia 21, ao contrário do que todos pensam, não é o começo do Inverno, mas o seu ápice. E daí pra frente, depois da noite engolir o dia o mais que pode, ela começa a dar espaço ao retorno do sol.

Por isso, para celebrar o Solstício de Inverno ou o Sabath chamado Yule, basta nos inspirarmos na festa de Natal. Sim, sim... Como fomos colonizados, nossa festa de Natal está totalmente fora de sintonia com as estações do ano! Da mesma forma que celebramos o Dia dos Mortos (finados) em uma época em que o sol brilha contente e o calor faz nossos corpos vibrarem energias mais calientes. Totalmente em descompasso com a celebração!

Pois bem, agora que o Deus Sol renasceu, fico mais aliviada e aguardo que ele cresça.

3 comments:

Juliana said...

Feliz Yule pra todos nós! Amei essa imagem, Claudinha... Que esse lindo sol brilhe em nossas almas pelos próximos meses!
Juju

Primaveril no muro said...

Olá!
Eu moro no vigésimo andar e já tinha prestado atenção que o sol durante o outono tem uma direção, porém quando entra o inverno ele aos poucos vai tomando o caminho de volta e não se afastando mais ainda. Ficava matutando isso! Não conbinava com o raciocínio da chegada do inverno. Agora lendo a sua postagem eu entendi, a minha dúvida.
Desculpe se pareço uma criança que descobriu algo novo, mas é assim que me sinto.
Grande abraço

Cacau Gonçalves said...

Oi, Ju!

Feliz Yule!!!! :-)))

Oi, Primaveril! :-)

Pois então... O mesmo acontece com as fases da lua. Repara só, quando chega a lua cheia, no quarto dia ela começa a diminuir...Ora, se o dia que tem no calendário fosse o primeiro da lua cheia e cada fase leva uns 7 dias, mais ou menos, como que no quarto dia ela estaria diminuindo? É porque o que chamamos de "dia da Lua Cheia" é o ápice da lua cheia. Sempre que precisamos fazer algo (rituais, por exemplo) na lua cheia, devemos fazer nos 3 dias antes da lua cheia, no próprio dia e até 3 dias depois. este é o real período em que a lua está realmente cheia.

Somos sempre crianças descobrindo coisas novas ;-)

beijo