Saturday, September 18, 2010

Vesti uma roupinha fresquinha e saí por aí...



Pois então...

Da imensa lista de coisas boas que sinto quando o frio tenebroso do inverno são-lourenciano vai embora e o calorzinho chega, uma das que se destaca é a possibilidade de me vestir de uma forma mais bonita, mais leve, menos opressiva. Não sei quem inventou a tal história de que no frio ficamos mais elegantes, nos vestimos melhor... Provavelmente, foi alguém bem anti-ecológico que mora ao norte do Equador e possui uma gama enorme de casacos de pele. Não é o nosso caso, aqui no Brasil-varonil...

Inverno por aqui quer dizer colocar uma roupa por cima da outra, tentando se aquecer desesperadamente! Quem mora no litoral ou em cidades mais quentinhas, consegue resolver isso facilmente. Mas eu, que moro na serra, em um lugar que no inverno os termômetros chegam a marcar 1 ou 2 graus, chego a ficar com claustrofobia durante o inverno! Me afogo dentro de dois ou três pares de meias, meia calça de lã por baixo do jeans, e uma quantidade de blusas e agasalhos que me fazem parecer uma barrica! Isso não é nada elegante!

Outro dia, comentava na escola onde trabalho o absurdo que é termos aqui (e em várias cidades do país) uma temperatura que pode ser comparada com a de alguns lugares da Europa e, no entanto, não termos aquecimento interno nas casas, empresas, prédios públicos. Em resumo, não temos a menor infra-estrutura para administrar o frio do inverno, o que nos torna umas trouxas de roupa durante pelo menos três meses por ano.

Mas isso acabou!!! A-ca-bou! E, se Deus quiser, ano que vem poderei passar mais tempo longe daqui enquanto estiver tão frio. Mamãe me ensinou, quando era criança, que eu devia gostar da chuva, porque a chuva faz bem para as plantinhas. Cresci (não muito) e sempre que chove eu tenho que ficar repetindo para mim mesma "a chuva faz bem pras plantinhas... a chuva faz bem pras plantinhas..." Pois é... Não sou muito chegada à chuva. A chuva de verão eu gosto! Essa sim! Pancadão, pingos grossos, no meio do calor e quando acaba a chuva, volta o sol e traz o arco-íris junto com ele. Dessa eu gosto muuuuito... Mas não gosto daquela chuva fina e depressiva, que se repete durante dias, ou da mais fortinha, que gela os ossos, e faz com que acordar cedo para ir trabalhar seja ainda mais torturante do que o normal. Pois com o frio é a mesma coisa! Acredito que o frio sirva para alguma coisa, já que a Natureza tem um caráter prático inquestionável! Mas que eu não gosto dele, ah, não gosto não... Posso dizer, sem medo de exagerar, que quando chega o mês de Maio, a proximidade das temperaturas mais baixas me deixa deprimida, quando não apavorada. Um medo estranho percorre meu corpo. O medo de sentir frio, as dores do frio, o incômodo do frio, as noites mal dormidas de frio. Convivo com o frio, porque não há outro jeito, mas deixo registrado nos anais da história que faço isso com muito, muito (muuuuuito) sofrimento.

Ainda bem que o calorzinho chegou! Hoje cometi a ousadia de dormir de camiseta e calcinha (tudo bem, ainda por baixo de um grosso edredon), e isso é algo que me remete ao passado... E me traz uma sensação muito boa... Uma época em que eu andava dentro de casa assim, de camisetão e calcinha, estava casada há pouco tempo (primeiro casamento), ainda morava no Rio, terra calorenta, e trabalhava de meio dia às seis, no jornal da AECB. Acordava às sete e pouco e ligava o som... Ia arrumando a casa, fazendo comida, dançando feito doida e cantando também...rs Sempre gostei de ficar sozinha! Acho que foi a coisa mais legal a usufruir depois que me casei: ter uma casa só pra mim durante a manhã! rs

Voltando ao presente... A primeira roupinha foi a que vesti para ir trabalhar na sexta-feira. Fez um sucesso na escola, especialmente o detalhe do terço pendurado no pescoço. A galera falou que era pra rezar as crianças...rs O segundo modelito foi pra ir para a acupuntura de tarde. Os joelhos precisam ficar de fora para receberem agulhadas! :-)

Ah, calorzinho bom... Obrigada, Senhoooorrrr!!!!!

2 comments:

Clara said...

Claudinha BOM DIA!!!. Coloquei um comentário ontem mas parece que se perdeu no meio do caminho. É o seguinte: - Estou Muuiiitttoo querendo mandar um vídeo do Yotube. Mas não sei como fazer. Se me permitir colocar você pode me ensinar os passos de como fazer? O vídeo é uma musica LINDA!!! e tem Tudo a Ver com o que você colocou aqui. Me ensina, Vai, Claudinha. beijos.

Flora Maria said...

Gostei das roupinhas...

Beijo