Tuesday, April 20, 2010

Identifique-se!!!






Isto é um pedido de socorro! rs Sim, é verdade... É porque, vira e mexe, surgem novas plantinhas no meu quintal que são totalmente desconhecidas e isso pra mim é um mistério! Vejam só: eu não plantei... e também elas não estavam ali antes. Então, alguma razão misteriosa trouxe estes seres para perto de mim. E como, segundo Mellie Uyldert (A magia das plantas, editora Pensamento), quando uma planta surge espontaenamente em seu jardim ela está travando algum tipo de comunicação e relação, quero compreender o recado direitinho, pra não dar uma de mal educada e deixar as plantinhas falando sozinhas! ;-)

Então, a primeira lá de cima nasceu do lado da bananeira (dá pra ver a casca da bananeira no chão), em um lugar mais sombreado e com terra bem rica em matéria orgânica.

A segunda está com dois palmos de altura e nasceu perto da batata-doce e do feijão. As folhas são brilhosas e macias.

A terceira está entre um canteiro e outro, em um lugar meio sombreado também.(É a mesma que a primeira? Às vezes acho que sim...)

A quarta está espalhada por uma parte do jardim e é do tipo de planta que nasce em um ponto e cresce em forma de "tentáculos", se espalhando para todas as direções (me fiz entender? rs) A florzinha, creio, é aquela utilizada para arranjos de flores secas.

E a quinta tomou conta de uma parte do quintal e toda a lateral cimentada, ou seja, a bichinha tá crescento enlouquecidamente no cimento! E está subindo pelas paredes, na verdade, está quase entrando pela janela da cozinha! O recado dela pra mim deve ser muito importante e eu estou curiosa!

Quem puder me ajudar (mãe? rs) a idenficar estas belezinhas, agradeço!:-)

3 comments:

Flora Maria said...

A flora responde:

- a primeira e a terceira parecem a mesma, e ela nasce muito por aqui também.
- a segunda "parece" ser Pitanga. não garanto, pois existem muitas plantas com a folha parecida com ela.

-a quarta também já tive aqui, e se não estou enganada, cresce bastante e dá essas florzinhas espetadas muito lindas.

-a última deve ser a Pfaffia. dá uma olhada aqui:
http://www.redetec.org.br/inventabrasil/pfaffia.htm

Tenho muitas também, mas não ouso usar sem comprovação, pois existem plantas muito semelhantes com efeitos diferentes. Uso a florzinha para decoração. Ela lembra a outra, só que a pfaffia é branca e a outra rosada.

Beijo

Pimenta said...

Acho que a segunda é pitangueira!
E olha, dá uma checada se elas tem alguma propriedade medicinal.
Dizem as avós,lá no sul, que quando nasce uma planta diferente no seu jardim, geralmente é algo do que você precisa para sua saude.
Tem um livro de fotos de um padre, que não consigo lembrar o nome, pois deixei ai no brasil.
Acho que se chama As plantas curam, algo assim, que tem fotos,instrução de uso e descrição.
Acha-se nas casas de produtos naturais que dispões de livraria.
É uito bom para identificar novas plantinhas.
bjo

Cacau Gonçalves said...

Oi, mãe!:-)

Anotado aqui! Continuo pesquisando...

Oi, Pimenta!:-)

Pois então... exatamente por ter acesso a esta informação - de que o que aparece espontaneamente no quintal é o que estamos precisando - que ando tão curiosa, querendo saber que plantinhas são estas! Provavelmente, deve ser tudo para acalmar o nerrrrvos!!! rsrsrsrs

beijos