Tuesday, September 30, 2008

Lua Nova

Aproveitando a lembrança da Hazel, sobre a fase da lua para cortar o cabelo... coincidentemente, ou não?! hoje é o primeiro dia da Lua Nova, quando vemos só um fiozinho muito fino de lua no céu. Dependendo da época do ano e do local, nem vemos nada! Mas sabemos que ela está lá, escondidinha no céu.

Sou uma criatura anciã de nascença, por mais paradoxal que isso possa parecer! É que nasci numa Lua Minguante, a lua da anciã, a lua velha, período bom para se fazer rituais de banimento, ou seja, tempo bom para limparmos a casa, a gente e a nossa vida de tudo que não queremos mais: seja porque nos faz mal, seja porque não faz mais parte do que somos e queremos.

No entanto, meu temperamento sempre foi de Lua Crescente: jovial, bagunceira. Um dia percebi como sou mesmo "das metades" nunca "dos inteiros". Lua Minguante ou Crescente... As duas estações do ano que mais gosto são o Outono e a Primavera. E sim e não sempre pareceram respostas muito duras pra mim... eu, normalmente, prefiro o "depende..."

Aliás, de rompantes vive só o meu coração, porque as pernas e braços que agem, sempre preferem a ponderação, o pensar mais um pouquinho... Existe um estranho descompasso entre a forma que eu sinto - intensa, pulsante, arrebatada - e a forma que eu ajo - diplomática, pensativa, equilibrada. E as estações só se misturam quando me vejo diante de uma injustiça, seja em relação a mim mesma ou a outras pessoas. Daí a ponderação vai para as cucuias e eu fico braba, muuuuuito braba. Normalmente, depois morro de vergonha de tanta brabeza, mas na hora nem vejo nada! Pareço ser uma heroína sacando de sua espada para manter a justiça sobre a terra. Ai, deuses... Ataques de Atena. Quem me conhece entende perfeitamente porque digo que fui uma adolescente Atena e no entanto hoje em dia tenho tão poucos pontinhos pra ela.

Mas, voltando à Lua Nova, andei pesquisando para conferir se era mesmo um bom período para cortar o cabelo e descobri coisas bem interessantes no site da Márcia Mattos, inclusive a possibilidade de baixar os originais do Livro da Lua de 2008. E a melhor surpresa é que a Lua Nova se encaixa perfeitamente com o que vou fazer: tanto fortalece o cabelo quanto é proprícia para mudanças de visual. Yeaaahhhh! Tá marcado para amanhã! Meninas, rezem por mim ;-)

E para vocês pesquisarem um pouco: como aproveitar melhor cada fase da lua.

2 comments:

Nancy Passos said...

Oie !!!

adorei saber mais sobre a Lua, descobri que nasci na Lua Crescente, e fui para o site da Marcia Matos e fiquei no mundo da Lua rs....

Besitos

Cacau Gonçalves said...

Muito legal, né?
A primeira vez que pesquisei esse negócio de lua de nascimento, descobri que, normalmente, a mulher menstrua sempre na lua em que nasceu. Ou ao menos deveria menstruar, caso seu corpo seguisse seu rumo naturalmente sem ser afetado por pílula, stress e desequilíbrio hormonais. E, de fato, durante a maior parte do tempo sempre menstruei na lua minguante. Até porque sou uma daquelas raras criaturas que nunca tomou pílula na vida...rs

Hoje em dia não está assim, desse jeito, mas por outras razões que, aliás, serão tema de conversa mágica por aqui qualquer dia desses. É que acho que por enquanto o assunto ainda é meio "hardcore" ... hehehe... Acho que primeiro eu tenho que fazer o gato subir no telhado, depois empurrá-lo para cair do telhado...essas coisas...rs

beijão