Como eu prometi, aqui estão as deliciosas e saudáveis pastinhas! :-)
Pasta de berinjela
Leve a berinjela ao forno até ela fazer PUF (isso é piadinha do Via), ou seja, até ficar macia e estufar. Então coloque a berinjela em pedaços no liquidificador e bata com 1 dente de alho, azeite, sal e um tico de água. Bata até ficar um creme grosso.
Pasta de cenoura
Cozinhe algumas cenouras (eu cozinhei 3), por pouco tempo para que ainda estejam firmes e não percam todas as vitaminas. Ou então, façam metade das cenouras cozidas e metade cruas e então a pasta terá uma consistência mais crocante. Coloque no liquidificador com um pouco de suco de laranja, azeite, uma pitada de noz-moscada. Bata.
Pasta de ricota
Amasse uma ricota e, se precisar hidrate um pouquinho com água ou leite (algumas ricotas são muito secas). Pique a cebola bem miudinha e um punhado de ervas (as minhas vieram todas do quintal, menos a salsa): manjericão, alecrim, hortelã, erva-doce (não a semente, mas as folhas) e salsa. Misture bem e acrescente o sal.
O mais legal de ter sempre umas pastinhas assim, prontinhas, é que servem para o café da manhã, um lanche e até mesmo para substituir o almoço (no pão integral e acompanhada de uma boa vitamina de frutas), numa hora de correria, pois são muito nutritivas! Para quem quiser enriquecer ainda mais o valor nutritivo de cada uma delas, recomendo acrescentar, por exemplo: nozes ou castanha-do-pará na de berinjela; semente de linhaça na de cenoura e passas na de ricota.
Bon appetit :-)
2 comments:
Obrigada!
bjo
Que delícias, Cláudia !
A de cenoura, com laranja, deve ser muito boa.
Qual a diferença entre assar ou cozinhar a berinjela ?
Beijo
Post a Comment