Thursday, January 03, 2013

Vamos discutir a relação?

O ser humano é um bicho estranho... Discute por qualquer bobagem o tempo todo! Discute política, o jogo de futebol, as últimas tendências da moda e até o que o vizinho andou fazendo. Mas na hora de discutir a relação, faz caretas e acha absurdo!

Acho que aprendemos a "pensar o pensamento", mas a reflexão sobre os sentimentos sempre fica de lado, como algo menor. Discutir a relação não é despejar cobranças sobre o outro... É conversar juntos sobre os sonhos de cada um e os sonhos em comum. Os casamentos acabam virando sociedades administrativas de bens e filhos, as pessoas esquecem de sonhar (sozinhas e em dupla) e de perceber que o outro pode ser espelho para um crescimento individual e do casal.

Infelizmente, os casais costumam estar lado a lado olhando pra fora e não frente a frente olhando um pro outro... Por isso que costumo falar da importância de olhar, demoradamente, um para o outro, olhos nos olhos. Porque por fora, pode parecer que ali está a "mesma pessoa de sempre", mas não é... Estamos em constante transformação e olhar dentro do outro é descobrir e redescobrir coisas absolutamente novas. Assim como olhar para dentro de si tb.

Na tradição celta, de onde a bruxaria moderna tirou vários ritos, o casamento não era um compromisso "para sempre" e muito menos algo estático, imutável. Ao contrário, era um compromisso de um ano e um dia que o casal firmava. Ao final deste tempo, juntos, reavaliavam os sentimentos, a vida em comum, e decidiam se renovariam os votos.

Ao renovar votos de união, estamos parando para refletir, trocando ideias, expressando nossos sentimentos e ouvindo o outro não somente com os ouvidos, mas com o coração. Se temos paciência e dedicação para construir uma vida profissional próspera e vitoriosa, por que não fazemos o mesmo em relação à vida afetiva? Tudo que tem valor deve ser bem cuidado e isso demanda tempo e atenção.

Conselhos da Dra Love... ;-)

1 comment:

Cintia Camargo said...

Ai!!! Claudia!!! até perdi o folego ao ler esse texto tão rico... cheio de emoções!!!
Obrigado pelo "acorda"!!! e dicute sua relação!!!
Bjs...
Cíntia