Saturday, June 30, 2012

Dia de São Pedro? Também!

Mas principalmente sexta-feira, sob a regência de Vênus, e dia em que o sócio voltou de viagem. Então resolvemos caprichar na recepção. Além de enfeitar a casa com flores e ervas do jardim e bater um papo com Ganesha, com direito a umas oferendas de frutas e doces e uma velinha untada com óleo essencial de laranja, também teve jantar caprichado.

Então vamos parar de blablablá e vamos direito ao ponto, porque sei que é isso que vocês querem...rs

Desde que aprofundei meus estudos em alimentação saudável, tem ficado muito difícil comer batata. Sim, eu sei... Ela é deliciosa! Purê de batata, batata corada, batata souté e, apesar de evitar fazer fritura, tenho consciência de que batata frita é gostosa também. Só que - preparem-se para a notícia triste - batata inglesa, gente, é amido puro! Ou seja, serve para encher o buchinho, mas não para alimentar. Isso sem falar que a maioria das batatas que encontramos por aí está cheia de agrotóxico. Agradeçam aos fabricantes de pesticida :-( Eles estão fazendo com que comer batata se torne algo muito ruim...

Pois bem... Mas, sem radicalismos, resolvi fazer um caldo-verde e usar um pouco de batata inglesa. Só um pouco? Sim, só um pouco... Metade da receita, porque a outra metade eu fiz com inhame, este sim, bonitão, fortão, super-nutritivo e além de tudo bom para os hormônios daquelas mulheres que, assim como eu, passaram dos... hmmm... 25. ;-)

Então, vamos lá, para vocês enlouquecerem comigo, porque lá venho eu com minhas receitas sem quantidade...rs

Batata inglesa
Inhame
Folhas de manjericão lá do jardim
Água fervente

Cozinhar até ficar macio. Tirar metade e bater no liquidificador. Devolver o creme para a panela, colocar sal e um tico de pimenta do reino moída na hora. Fazer um refogado com alho e azeite e acrescentar. E deixar ferver mais um tempo, colocando mais água.

Couve picadinha

Colocar só no final, um pouco antes de servir, deixar ferver por uns cinco minutos.

Eu fiz uma torradinha pra acompanhar porque o sócio adora mergulhar um pãozinho na sopa (pronto! Dedurei! rs) Mais simples que isso, só comprando pronto: fatiar pão francês, colocar em uma forma, colocar parmesão ralado em cima, um tico de azeite e um tico de orégano. Levar ao forno até derreter.

A sobremesa, no final das contas, foi doce de leite. Mas como eu havia prometido um bolo para o sócio antes dele viajar, resolvi fazer algo diferente. Confesso que fiquei com um pouco de medo, porque eu inventei ainda mais do que de costume, mas para meu espanto ficou maravilhoso! O sócio acabou não resistindo e mesmo depois do doce de leite, foi lá e pegou um teco do bolo.

2 colheres de manteiga + 2 xícaras rasas de açúcar demerara = bater bem
Acrescentar 2 ovos inteiros e misturar.
Aí vem a surpresa: 1 xícara de aveia (bater no liquidificador pra ficar bem fininha) + 1 xícara de farinha de milho (bater também) Misturar.
1 xícara de suco de laranja. Eu também pinguei umas 5 gotinhas de óleo essencial de laranja, mas isso não é necessário.
Baunilha e raspas de casca de laranja
1 colher de sopa de fermento em pó.

Levar ao forno em forma untada e enfarinhada.

Aí veio o detalhe que fez toda a diferença. A cobertura!

Fatiei várias castanhas-do-pará em lascas coloquei para tostar numa frigideira e fui acrescentando açúcar demerara, leite, canela, cardamomo. Creio que assim já se alcança uma boa calda, mas como eu tinha um restinho de leite condensado na geladeira, coloquei esse restinho e um pouco de água... Desenformei o bolo, coloquei no prato, espetei com o garfo toda a sua superfície e fui colocando a calda com as castanhas e arrumando as castanhas, claro... (3 planetas em Virgem!rsrsrs)

Enfim! O Jantar foi maravilhoso! Descobri minha toalha de chita no fundo da gaveta e assim dei um colorido especial. Adoro coloridos. Depois da trabalheira do dia e do vinhozinho, fiquei molenga até!. Mas foi bom... Estava precisando relaxar! ;-)

3 comments:

Flora Maria said...

Ê vidinha saudável !
Só não entendi na receita o usar metade. De que ? E a outra metade de que, faz o que ?

Adoro essa chita da sua toalha.

Beijo

PS: seu blog está cheio de palavras em inglês, hein ?
Esse povo não sabe que falamos português ?

Aliks said...

... por isso eu gosto de ser uma virginiana ... quando a gente quer, sabemos agradar e muito !!!
Depois de tanta dedicação, com certeza o sócio ainda deve estar flutuando por aí ... kkk ...

Bju grande e tenha um fds abençoado

Danu said...

Nossa adorei! Na próxima pode fazer para Deuses Brasileiros como Mani, Mari e outras coisitas! Parabéns pelo blog!