Monday, January 10, 2011

Teia Ambiental - antes tarde do que nunca! :-)

Quantos litros de água pura custa o seu jeans?

42 litros de água.

É muito, mas a Levi´s está fazendo a sua parte e trabalhando para diminuir essa conta com a nova coleção "Levi´s WaterLess".

Melhor do que comprar uma calça jeans novinha e ecologicamente correta, é comprar roupas em brechós e bazares de segunda mão. Reforme suas roupas antigas e fora de moda e repense seriamente se você realmente precisa comprar tanto.
Vintage está na moda e muitas mulheres viajadas e bem sucedidas já estão montando bazares de trocas.

Madre Teresa de Calcutá tinha 2 hábitos (uniforme de religiosas), usava um quando o outro estava sujo e por lavar. Einstein só comprava o mesmo modelo de roupa, um único padrão de terno, assim não precisava pensar no que vestir e podia concentra-se no que interessava - a teoria da relatividade, no caso dele.

Dos 42 litros de água que cada calça jeans consome, um morador de favela só tem acesso a 20 para beber e fazer sua higiene diárias.

Levi’s prepara lançamento de coleção de jeans ecologicamente correta

A nova coleção da Levi’s “WaterLess” une moda e sustentabilidade. A coleção “verde”, como foi chamada, está prevista para chegar às lojas em janeiro de 2011 e pretende tornar o método de manufatura dos jeans, ecologicamente correto, uma vez que no processo de fabricação o consumo de água é abundante.

As calças da nova linha de produção serão fabricadas com uma significativa redução no consumo de água para as lavagens. Geralmente a fabricação de uma calça usa 42 litros de água. Porém, esta nova coleção tem como objetivo reduzir este consumo em pelo menos 28%. Em alguns produtos a economia pode chegar a 96%.

Para reduzir o consumo de água a Levi’s pretende diminuir o número de ciclos de lavagens na máquina através de uma combinação de um único processo úmido e em soma, incorporar um processo de ozônio na lavagem da máquina. O consumo energético e o uso de produtos químicos neste tipo de procedimento é consideravelmente menor, reduzindo deste modo o impacto ambiental. No processo de fabricação do jeans, a peça chega a ser lavada de três a dez vezes e na nova linha os modelos passarão por apenas um processo de lavagem.

Os primeiros produtos “sem água” inclui as calças clássicas 501s, 511s, 514s e as populares jaquetas e serão vendidos nas Américas do Norte e do Sul.

A previsão, para a confecção de 1,5 milhões de calças previstas para a nova coleção, é de que sejam poupados aproximadamente 60 milhões de litros d’água, ou seja, para cada calça são salvos 40,6 litros de água.

Incentivando a conscientização a Levi’s diz que não pretende ser proprietária exclusiva desta ideia, a intenção é disseminar a importância ecológica e mostrar às outras companhias que é possível criar produtos com consciência ambiental e incentivar a produção de peças semelhantes para seus clientes.

Fonte: http://caroldaemon.blogspot.com/search/label/consumo%20consciente

Como eu estou numa correria louca aqui, resolvi trazer para cá esta matéria muito legal da minha amiga Carol, aliás, recomendo uma visita ao blog dela, que é bom do começo ao fim!

Há um bom tempo que eu tenho comprado roupas em brechós, em especial os jeans, que podem ser encontrados a bom preço e de marcas excelentes. O último que eu comprei é da marca Checklist e custou 15 reais, por 15 reais também comprei uma bermuda jeans importada com lavagem e modelagem bem bacanas.

Pois bem, está aí a Teia Ambiental, que deveria ter sido postada no dia 7... Antes tarde do que nunca! ;-)




4 comments:

Gilberto Gonçalves said...

Muito bom, minha filha!
Acho que o seu tema foi uma boa novidade, passando informações que não costumam estar disponíveis.
A idéia do brechó é excelente, e graças aos modismos exagerados, encontra-se roupa nova e da melhor qualidade nos cabides de roupa usada.
A Teia serve para isto, divulgar as novas possibilidades de preservar a natureza. Antes de comprarmos uma calça nova, visitemos o brechó.
Beijos.
Gilberto.

RENATA RZ said...

Oi Claudia

Bem vinda à teia.
Este ano eu perdi o dia 7/janeiro, mas com recomendação do Gilberto vou postar dia 16 ou 25, que somam 7.

Então dia 16 passa lá pra ver!

A Carol Daemon é sua amiga? Acho o blog dela muito bom. Sou fã.

Incrível a iniciativa da Levi's ein?
Mais legal ainda é querer disseminar a idéia para o bem do planeta.

Me diga, conhece algum brechó legal em São Paulo?

beijinhos green

Cacau Gonçalves said...

Oi, pai!

O blog da Carol tem cada coisa incrível! sou seguidora!

Oi, Renata!

A Carol é amiga da blogosfera, né? Sou seguidora do blog dela e costumo deixar alguns comentários por lá.

Aqui onde moro (São Lourenço, sul de Minas) tenho encontrado roupas bem interessantes em brechós. Em São Paulo sei que tem muita coisa boa, mas não conheço. Outro dia fiz uma pesquisa no google sobre brechós e surgiram vários endereços de São Paulo. Experimenta fazer isso!

beijos!

orvalho do ceu said...

Olá, querida Claúdia
Eu tenho o hábito bom de criar em cima do antigo... aprendi e creio ser a solução para muitos problemas atuais... que pena descartar as coisas para estar na moda tão somente!!!
Bjs de paz e excelente fim de semana.