Sunday, December 27, 2009
Porque eu estou me sentindo assim...
Tuesday, December 22, 2009
O ápice do verão chegou, salve o deus Sol
Que assim seja!
A imagem - fascinante!rs - veio daqui... um lugar que vale a pena ser visitado.
Thursday, December 03, 2009
PEDE PRA SAIR!!!!!!!!!!
Particularmente, sou contra a reeleição. Acho que, com raríssimas exceções (na verdade, nunca conheci nenhuma) os políticos que fazem um primeiro mandato bom, relaxam no segundo mandato. Claro! A maior motivação, que é a reeleição, não existe. Mas além desta, havia outra justificativa para eu votar no candidato que fazia oposição ao antigo prefeito. É que eu, do fundo do coração, acreditava que teríamos uma Prefeitura mais organizada, mais justa e que nós, funcionários públicos, seríamos mais valorizados. Bem... Pelo menos durante a campanha o “meu” candidato garantiu isso para todos nós, em diversas reuniões.
(Tudo bem, querido leitor, você deve estar se perguntando como que eu, uma moça estudada, jornalista formada, com 22 anos de experiência profissional, pude cair em conversa de político? Pois é... Pois é...)
Mas o fato é que eu estava sinceramente entusiasmada! Por mais que o cansaço de emendar um ano no outro me consumisse, por mais que eu me questionasse mil vezes o fato de não ter feito magistério ao invés de optar pelo velho “científico” (poderia trabalhar os 200 dias letivos dos professores! Ai, que bênção!), eu iniciei 2009 com a certeza de que tinha feito uma boa escolha na hora de votar! Imaginava que aquela promessa de reposição salarial de 20% + os 9% da inflação, logo em janeiro, não aconteceria exatamente da forma como o candidato apregoou, mas... (glória! Eu sou uma criatura paciente com quem começa um novo trabalho!) esperava que todas as outras mudanças positivas aconteceriam e a reposição de 20% acabaria chegando, mais cedo ou mais tarde.
Fazendo essa retrospectiva, chego a me sentir meio ridícula. Imagino aquelas cenas em que um bebê se delicia, agarrado a um pirulitão colorido e doce, e eis que um trombadinha arranca a guloseima das suas mãos e ele chora, literalmente, como um bebê. Nós funcionários públicos temos chorado feito bebês, enganados, injustiçados e esperando um milagre ou o Chapolim Colorado para nos ajudar.
Pois bem, passado o primeiro susto, tomamos consciência de que a mentira sai da boca dos políticos de forma tão natural, que nem eles percebem. Primeiro ensinamento que deve ser assimilado pelo eleitor. O segundo ensinamento, provavelmente, é: faça um pé de meia e invista numa faculdade de Direito para algum dos seus familiares. Nos dias atuais, um advogado é artigo de primeira necessidade para todo cidadão. Em especial quando a outra parte envolvida é o governo. Mais ainda quando o cidadão é funcionário público. Em São Lourenço então... Nusss! O mercado de trabalho tende a aquecer nos próximos três anos!
Mas... (vocês acham que acabou a história? Nããããão...)
Fomos atropelados por uma sucessão de acontecimentos que nos deixaram tão aturdidos, que agora, prestes a encerrar o ano, nos perguntamos todos: onde eles querem chegar?! Uma colega de trabalho me afirmou que o prefeito já disse que não pretende ser reeleito. Ah, bom... pelo menos ele deve saber que não rola de novo... não mesmo!
Resolvi, então, fazer uma listinha de alguns fatos básicos aos quais fomos expostos desde o começo do ano. Sei que estou falando pelos funcionários da Educação, pois os comentários em nossa rede de comunicação bate, tim-tim-por-tim-tim. Em relação aos funcionários de outros setores, só sei da insatisfação, da falta de organização, da pressão e falta de material, mas não seria capaz de falar dos detalhes sórdidos do dia-a-dia.
1) Até o ano passado, a rede municipal de ensino funcionava com cerca de 9 escolas e mais uma creche, as outras creches eram ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social. Eu fui brindada com uma situação muito estranha: era secretária de uma escola, mas ocupava uma sala em outra escola, a um quarteirão de distância. A secretária dessa escola – um tipo de “filial” – ficava na “matriz”, a uma distância de aproximadamente 1,5 km. Então, eu fazia todo o serviço da “minha” secretaria e mais boa parte do serviço da outra secretaria, tudo que não necessitasse do carimbo e da assinatura da outra secretária. Sempre achei isso um absurdo e aguardava ansiosamente a mudança de governo para que algo fosse feito. E foi!!!!! A confusão aumentou! Agora, existem várias escolas que funcionam com alunos matriculados em um lugar, freqüentando salas em outra unidade, secretários acumulando algumas turmas de outra escola e creches passando a responsabilidade da Secretaria de Educação... Cerca de seis das nove escolas e da creches, agora incorporadas, estão amarradas em um emaranhado administrativo de fazer qualquer criatura minimamente organizada surtar!
2) Se até ano passado eu acreditava que poderia haver mais organização na Educação, com as solicitações sendo feitas com mais antecedência às secretarias escolares e reuniões regulares acontecendo para esclarecer dúvidas e implantar novas metodologias organizacionais (olha que chic eu sou...), este ano, tudo que eu queria era só precisar fazer cada coisa uma só vez. Assim... Não precisar fazer seis listas de material pedagógico e de limpeza no decorrer do ano, sendo que nenhuma das seis listas foi atendida plenamente... tudo que eu queria era não precisar implorar por uma caixa de borracha ou pacotes de papel sulfite, como se fossem artigos de luxo, enquanto chegam dicionários de inglês para uma escola de ensino infantil (????!!!!!), canetas para quadro branco (onde não há quadro branco) e um número de pistolas de cola quente que daria para refilmarmos algum clássico de bang-bang. Tudo que eu queria era que recebêssemos informações precisas sobre o que vai acontecer na escola, para podermos orientar os pais quando eles nos procuram, ao invés de ter que respirar fundo e “calçar a cara” dizendo que não temos a menor idéia de como, onde e com quem eles poderão fazer uma matrícula, cujo início será daí a 10 dias. Ah, sim... Eu também gostaria de poder saber onde vou trabalhar no ano que vem, antes que o ano acabe, pois convivo com a sensação de que, qualquer dia, chego na escola e tem outro sentado no meu lugar.
3) Tenho certeza de que a maioria dos brasileiros convive com um certo nível de desorganização. Não somos ingleses... Chegamos sempre meio atrasados... Deixamos as coisas sempre um pouco fora de lugar... Mas também, por outro lado, somos flexíveis... Não temos uma natureza autoritária, ríspida, desumana... Por analogia, creio que a nova Administração é formada por híbridos de brasileiros (muito desorganizados) com alemães (pré II Guerra Mundial). Só tem algo mais desagradável do que chefias autoritárias... São chefias autoritárias e totalmente desorganizadas! Não entendo porque as pessoas confundem organização com burocracia... Excesso de papelada (relatórios e planilhas) nunca garantiu organização de nada! Mas gasta um bocado de tempo, papel e tinta de impressora, coisa que para um governo que conta moedas e até mudou a marca do café e regula o papel higiêncio para economizar, deveria fazer diferença!
4) Desde o começo do ano, vivemos em constante ameaça, sendo que algumas delas se concretizaram. Começou com a ameaça de passar de celetista para estatutário (perdendo TODOS OS DIREITOS GARANTIDOS PELA CONSTITUIÇÃO), com isso perderíamos o tíquete refeição – que apesar de miserável, ainda é alguma coisa -, perderíamos o fundo de garantia, perderíamos a certeza de receber uma aposentadoria (se a prefeitura não tem dinheiro para pagar coisas mais básicas, que garantia teremos que o fundo de aposentadoria administrado pela prefeitura estará lá?), e não conseguiríamos receber o vale-transporte, ao qual já temos direito legal, mas nunca recebemos. Ser estatuário é se entregar de corpo e alma ao Prefeito que estiver lá. E, como sabemos que o povo não tem cabeça boa na hora de votar (sou uma prova viva disso!), sabe-se lá que tipo de criatura vai ter o poder sobre o nosso corpo e a nossa alma.
5) Outra ameaça (que, temporariamente, virou realidade) foi a de tirar o nosso adicional de escolaridade. A justificativa é que só os efetivos é que tem direito e não quem está em estágio probatório. Só tem um detalhe: diz a lei que “o funcionário em efetivo exercício do cargo” passará a ESTÁVEL após três anos de estágio probatório. Ou seja, para virar estável, tem que ser efetivo. Então... Pois é... Já somos efetivos desde o momento da nossa nomeação. Mas, seguindo o padrão da atual Administração, vamos valorizar a classe dos advogados!!!!! Só tem conversa via DOUTOR!
6) Não satisfeito em torturar os concursados, nosso poderoso chefão resolveu exercer a sua valentia arrancando todos os (poucos) direitos dos contratados. Agora, ao invés de trabalharem com contrato de um ano, renovável; ao invés de trabalharem 6horas/dia e ao invés de serem celetistas, os pobres trabalharam com contrato semestral, 8h/dia e como estatutários... Mas peralá! E aquela lei federal que diz que não pode ter dualidade de regime? Ah, sim... Ela só serve no discurso para deixarmos de ser celetistas... E aquele negócio chamado isonomia???? Ah??? O que???? “Sei o que é isso não, moço!”
7) Quando pensávamos que nada poderia piorar, nova surpresa: para 2010, o prefeito pretende colocar todos os funcionários trabalhando 8h/dia. – Mas a maioria dos funcionários tem outra atividade profissional, para juntar as moedinhas no final do mês e pagar as contas! – Ah... problema dos funcionários, claro! Pensa que agora acabou? Nããããão... Parece que ele também não acha justo pagar qüinqüênio (ué... pensei que o que diferenciava o servidor público do privado eram esses benefícios, levando-se em conta que não temos como negociar salário, não temos aumento por produtividade e nem repartimos lucros)
8) Para finalizar (eu acho! Nunca se sabe quando eles inventam algo novo), parece que o objetivo é mudar totalmente o Plano de Carreira, que já não é exatamente uma “Brastemp”, arrancando os nossos direitos e nos prejudicando de todas as formas imagináveis. Ou seja, pretendem rasgar na nossa cara o nosso contrato de trabalho, mudar as regras do jogo durante o andamento do jogo, como uma criança birrenta que não admite perder uma disputa.
Creio que o resumo mais perfeito que ouvi sobre tudo que estamos passando desde o começo do ano, veio de uma professora aqui da escola: “o prefeito parece o Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite... Ele ta fazendo tudo isso e daqui a pouco vai gritar no nosso ouvido PEDE PRA SAIR!!!! PEDE PRA SAIR!!!!”
Se eu pudesse, juro que saía... Nem precisava gritar outra vez.
Tuesday, December 01, 2009
A Rainha de Ouros do "lado B"
Saturday, November 28, 2009
Continuo sonhando...
Wednesday, November 18, 2009
Sonhadoras
Na minha família tem umas coisas estranhas... aliás, as famílias, em geral - todas! - são muito estranhas...rs Então, desde muito pequena eu sempre fui a escritora e meu irmão, desde muito pequeno, o desenhista. A conclusão foi que meu irmão pouco escreve e eu menos ainda desenho. Mas quando ele resolve escrever, escreve bem. E quando eu resolvo desenhar, bem... pelo menos recebo elogios... Não concordo muito com eles, mas recebo...rs
Tuesday, November 10, 2009
Cada canto tem um algo especial
Exageros à parte, dessa mistura surgiu nossa casa: mais ampla do que eu pensava, mais colorida e cheia de detalhe do que ele imaginava... Móveis antigos, mas poucos... espaço livre! Menos no escritório, o lugar onde passamos a maior parte do tempo, onde tem o computador, minha mesa de artesanato, máquina de costura, um sofazinho, uma estante antiga com livros (e tem mais livros ainda na biblioteca, com porta de vidro, na sala - uma preciosidade de móvel!) O escritório é uma "muvuquinha" gostosa! :-)
Então, na sala, talvez o cômodo menos usado da casa, tem um sofazinho de dois lugares coberto com uma colcha de croché que minha avó fez pra mim há uns... acho que uns 25 anos! E umas almofadinhas que eu fiz. Fica com uma cara de coisinha antiga que eu gosto muito...
Saturday, November 07, 2009
Parece mágica!!!
Basta misturar pão, leite, açúcar e ovos e temos um pudim de pão delicioso!!!
Bem... Mas às vezes eu dou uma improvisada, tanto por faltar algum ingrediente quanto para acrescentar um gostinho a mais.
Este da foto foi feito assim:
6 pãezinhos "dormidos" picados
Leite (leite condensado misturado com água, pois não tinha leite em casa) quente o quanto necessário para dissolver o pão em uma massa consistente
Só um tico de açúcar porque o leite condensado já é adoçado
1 garrafinha de leite de coco
3 ovos batidos
Ir acrescentando cada ingrediente e misturando sempre.
Fazer uma calda de açúcar (1 xícara de açúcar) na forma de pudim, jogar a massa por cima e assar em banho-maria até que a casa fique cheirando a pudim e deixando todo mundo com água na boca! :-)
Saturday, October 31, 2009
Celebrando Beltane!!!
Feliz Beltane!!!
A celebração parece estar pairando no ar, sobre nossas cabeças! Alegria! Comemoração! Celebração! Viver o aqui e agora plenamente, como um ritual diário de fertilidade, de perpetuação de sonhos, de renovação de energia, de cultivo da jovialidade e da saúde.
Um brinde! :-))))
Espero, de coração, que as nossas vidas possam ser alimentadas com esta energia tão boa de Beltane. Desejo a cada um que por aqui passa mais amor, mais prosperidade, mais intensidade, mais Vontade firme e plena de realizar seu propósito de vida em perfeita harmonia com o TODO. Sabem... Costumo dizer que a coisa mais sábia a se fazer é sempre desejar que as coisas que queremos aconteçam dentro do fluxo natural cósmico (ou algo assim...rs) porque ficar desejando algo que não tem nada a ver conosco e com o nosso "natural" é a tradição mística para o famoso ditado popular "dar murro em ponta de faca".
Talvez seja por isso que nunca entendi muito bem as pessoas que fazem feitiços para conseguir algo (a todo custo)... as pessoas que descobrem fórmulas mirabolantes de "dominar elementais"... ou negociam coisas inegociáveis... Não entendo isso... é como um cego tentar entender as cores ou um surdo os sons. Desde que coloquei o pé no caminho mágico-espiritual, sinto que o grande passo de sabedoria e de poder (sobre si) é compreender de que "material" é forjada a nossa essência e como caminha o fluxo de energia, para que saibamos a hora exata de "pular na corrente" e aproveitar a carona.
Então, neste sábado eu me permiti fugir um pouquinho do tema de interpretação para, em primeiro lugar, CELEBRAR! No entanto, se levarmos em conta o aspecto dos projetos futuros no tema sábado-saturno temos excelentes expectativas de realização de coisas que andamos planejando e executando. O que será??? (ai, curiosidade!)
A imagem lindona veio daqui
Esta postagem foi copiada do meu outro blog o Via Tarot
Wednesday, October 28, 2009
As palavras não valem tanto...
As palavras não valem tanto.
Mais valor possuem os lábios que as permitem
Nascer neste mundo de sons que partilhamos,
Ou o coração que forja a matriz enigmática
do sentido de cada sílaba.
As palavras não valem tanto!
São meras letras - unidas ou separadas -
que descrevem o que chamamos de realidade.
No entanto, se tão diversas são as existências
e os olhos atentos que as observam,
fica a pergunta no ar: o que seria real
e existencialmente concreto
E o que seria fantasioso e, portanto, sem sentido
para toda a Humanidade?
Não podem ser unânimes os sentidos das palavras
porque não enxergam a mesma coisa todos os olhos
E nem batem no mesmo ritmo todos os corações.
E se ainda assim víssemos e sentíssemos a mesma coisa,
ainda assim haveria a bagagem trazida às costas
e marcada em todos os corpos - físico, emocional, mental -
de cada ser.
Já meu ex-marido não tolerava (acho que continua sem tolerar) a palavra "festa". Certa vez, eu quis fazer uma para ele, em comemoração ao aniversário, e só consegui fazê-la sem ouvir seus protestos e reclamações quando a transformei em "reunião".
Onde eu trabalho ninguém pode "assentar" uma idéia, que corre o risco de linchamento e eu, particularmente, não suporto quando alguém "incrementa" alguma coisa, sempre me passa uma constrangedora sensação de nojo, impossível de disfarçar.
Há anos que percebo o valor excessivo que damos às palavras - para mal e para bem - e que muitas vezes nos impede de ouvir o outro com o coração. Eu mesma, quando adolescente, "desligava o ouvido" quando minha mãe mencionava as palavras: "só sai de casa se..." Eu simplesmente não ouvia mais nada, pois já entendia que seria submetida a uma exigência, teria que fazer algo desagradável (como arrumar o quarto ou lavar a louça...rs) Já o meu marido, apesar de ter provas mais que suficientes do meu amor, não pode ouvir o nome de um ex-namorado meu, que automaticamente fica com ouvidos, olhos e coração blindados e não faz a menor questão de compreender o que eu digo.
Na verdade, ousaria dizer que passamos 90% do tempo ouvindo só o que queremos ou interpretando o que os outros dizem de acordo com nossas crenças e nossas "bagagens". Não ouvimos o que o outro realmente quer dizer, apenas estamos interessados em encaixar palavras, imagens e situações ao que julgamos ser real, verdadeiro e correto, ou seja, a nossa própria visão de mundo.
Mesmo as pessoas que, como eu, por profissão ou gosto, já questionaram o valor das palavras, acabam se apegando a outras referências de comunicação e reagem, cada um a seu modo, a elas. Quando alguém eleva o tom de voz para mim, por exemplo, tenho profunda dificuldade de escutá-la, passo a me preocupar mais em me defender do suposto ataque do que compreender sua razão de agir de tal forma. E tenho certeza que cada um tem lá os seus bloqueios, conheço até uma pessoa que reage de forma oposta: detesta que falem muito baixo com ela! Vai entender..rs
Mas como eu ia dizendo... As palavras nem valem tanto assim! Nem mesmo quando servem para comprovar seu pouco valor. Portanto, leiam estas palavras com o coração e abram os ouvidos de forma generosa, em especial para as pessoas que vocês amam. Então, quem sabe?, poderão percebem que para haver a compreensão, nem uma palavra precisa ser dita.
*** Em homenagem a minha amiga Dani, que apesar de gostar de teatro, detesta a palavra "fingir"! :-)
Thursday, October 22, 2009
Mais presentes da Natureza!
Sunday, October 11, 2009
Eles voltaram!!!!
Friday, October 09, 2009
Assim eu quero!
Hoje, no Via Tarot, o Arcano do Dia é o 10 de Copas. Um dos seus significados é o casamento, a união amorosa. E eu aqui não posso deixar de pensar que sempre sonhei, desde criança, com uma cerimônia para celebrar o amor, que fosse totalmente diferente! Nada de casar na igreja, não precisa de cartório e muito menos formalidades. Mas o encanto da ambientação e das roupas dá um toque especial ao ritual...
Friday, September 25, 2009
Com que roupa eu vou ao samba que vc me convidou?
Friday, September 11, 2009
O meu nome é trabalho!!! rs
Wednesday, September 09, 2009
Altíssimo astral
Thursday, September 03, 2009
Suco Magali
Tuesday, September 01, 2009
Alegria, Alegria!
Monday, August 31, 2009
Vestindo a camisa da arte!
Thursday, August 27, 2009
Uuui! Aaaai!!!
Wednesday, August 26, 2009
Dia zen
Tuesday, August 25, 2009
Agora com franja! :-)
Friday, August 21, 2009
A falta que faz um pouco de ordem
Thursday, August 20, 2009
Antes tarde do que nunca! :-)
Será que o clima vai voltar à normalidade algum dia? Eu tô achando que não...
Bem, só consegui parar para postar a foto agora, mais de 8 horas da noite, enfim... Como diz lá em cima... ;-)
Wednesday, August 19, 2009
De mal com o espelho
Daí estava sem vontade alguma de tirar retrato. Decidi apelar para o método da mão na frente do rosto, que nem atriz fugindo dos paparazzi...rs E, por outro lado, lembrei que o anel é lindo demais e merece ser mostrado, então estiquei o dedinho e depois coloquei outra foto bem de perto. Lindo, né? Comprei na feira hippie de Ipanema, lá no Rio... Ah, que saudade daquele tempo em que eu namorava o marido e viajava para lá, passava o final de semana na praia, passeando... Ai, ai...rs
Tuesday, August 18, 2009
Proteção fashion contra a gripe sujinha
Monday, August 17, 2009
Este visual é uma expressão perfeita de mim mesma :-)
Thursday, August 06, 2009
História da Carochinha na TV
Tuesday, August 04, 2009
Saúde!!!!
Sunday, August 02, 2009
Espírito & Natureza
Incrível!!!!!!!
Friday, July 31, 2009
Meu níver!!!
Thursday, July 16, 2009
Pequetito
Assim, este pequetutinho aí é um baralho composto de 72 cartas e com algo que lembra o tarot, mas não é tarot. Mas gostei dele. Utiliza simbolismos celtas e é mais pragmático, tal qual um baralho cigano. É um baralho em que podemos detectar mais coisas de ordem prática, do dia-a-dia. Isso sem falar que é fofo.:-)
Saturday, July 04, 2009
Se a tristeza, se a saudade de repente vem...
Estou precisando muito disso...
Foi a querida Adri que me enviou o link e talvez ela nem imagine o quanto isso fez sentido pra mim. Acho que foi o primeiro filme que assisti no cinema "A Noviça Rebelde", antes disso só o desenho "A Dama e o Vagabundo" e aquela cena do macarrão com almondegas que povoou meu imaginário romantico até a vida adulta...rs
Então, para afastar a tristeza só mesmo lembrando de todas as coisas que eu amo tanto...
acordar com o sol aquecendo o meu corpo;
gargalhada de criança;
flores! flores! flores!;
massagem no pé;
capuccino bem quentinho e cremoso;
por do sol glorioso e avermelhado;
coisas fofas;
presente inesperado;
velar o sono do filho;
ganhar colo do marido;
iluminar a casa com velas;
ver filme água com açúcar com o marido (que demonstração de amor dele!rs);
fazer lista de coisas que eu gosto :-)))
ter sonhos especiais e acordar bem devagarinho, com a sensação ainda presente;
fogueira em noite estrelada;
roupa nova!!!!! :-))))))))));
família toda reunida pra ficar observando todos de longe;
cozinhar para as pessoas que amo;
perceber que, apesar de tudo, sou uma pessoa muito feliz...
Tuesday, June 16, 2009
Mandala
Saturday, June 13, 2009
Salve os compadres e as comadres!
Friday, June 12, 2009
Feliz Dia dos Namorados!
Espero que este seja um dia de muito amor para todos, mesmo os que não estão namorando (ainda). Que aproveitem o dia para namorar a si mesmos, com muito carinho e mimo, pois somente quando vibramos amor dentro de nós conseguimos encontrar o amor fora de nós.
Sunday, May 31, 2009
Aos ancestrais, à semente que plantei e àquele que me acompanha na estrada
Tenho pensado muito sobre a linha do tempo e a sua relatividade... Junto com isso vieram memórias dolorosas e surpreendentemente escondidas depois de tanto tempo. Creio que só acessamos o que damos conta ou na época em que damos conta. De qualquer forma, fui eu que pedi a cura e ela vem como deve ser e não ao gosto do freguês.
Quando estamos em processo de cura sempre nos deparamos com o passado e o futuro. Ao perceber o que veio antes, nos questionamos se estamos perpetuando os erros mais do que renovando os acertos. Ao olhar para os filhos devemos nos perguntar o quanto fomos sinceros com eles em relação ao nosso amor, se fomos capazes de deixar isso claro ou se estávamos apenas preocupados
Gostaria de dizer aos que vieram antes de mim que sempre há tempo de pedir desculpas, em especial quando se acreditava estar fazendo o melhor. E digo ao que veio depois e através de mim: desculpe! Eu realmente sinto muito por qualquer coisa que tenha feito, pois tudo que sempre quis foi a sua felicidade.
Gostaria de dizer àquele que veio depois de mim que é sempre bom ser grato... Provavelmente, as pessoas que parecem mais incríveis são aquelas com as quais você nunca poderá contar de verdade e as que te parecem tão cruéis, estarão sempre do seu lado e te apoiando. E digo aos que me trouxeram ao mundo: sou profundamente grata por tudo que fizeram por mim, até mesmo aquilo que nunca consegui compreender, mesmo depois de tantos anos.
Sempre haverá muito que pedir desculpas aos filhos e muito haverá de agradecer aos pais. O amor nunca teve manual de instruções e a incrível diversidade do ser humano é um tipo de maldição da Torre de Babel, onde cada um fala a sua linguagem e a tradução é dificultada pela bagagem de dores que todos trazem às costas. É preciso haver generosidade. É preciso haver compaixão. E ainda assim lidar com suas próprias feridas sem deixar de amar quem as causou.
Gostaria de dizer, ainda, que devo a mim mesma mais amor e generosidade. E não consigo imaginar hoje maior forma de amar os que vieram antes e os que vieram depois do que amando a mim mesma. Pois somente aceitando a mim mesma poderei aceitá-los também. Somente curando a mim mesma poderei curar minha relação com eles e meu amor por eles.
E, finalmente, mas não menos importante, gostaria de dizer àquele que me acompanha na estrada que cada dificuldade que surge no caminho parece menos assustadora pelo simples fato de sentir que não caminho mais sozinha. Não há solidão na jornada e ainda assim há liberdade. E ainda haverá amor e sempre mais amor. Porque não há como esquecer o olhar de aceitação plena que recebi ao te encontrar. Não ser julgada foi um alívio que nem sabia existir nesta vida! Parece estranho que alguém nos dê permissão para sermos simplesmente o que somos... Mas assim foi... E comecei um longo trajeto de descobrir quem eu sou realmente. Finalmente! Depois de tanto tempo tentando ser tantas coisas.
Aos que vieram antes de mim, ao que veio depois de mim e ao que caminha ao meu lado há somente uma canção a ser ouvida e ela é cantada no aqui e agora. É a canção que fala do amor que alimenta a Terra e cada um de nós. E não há palavra que possa explicá-la ou traduzi-la. E não há mente que consiga alcançá-la. É preciso simplesmente senti-la.
Eu te amo. Sinto muito. Sou grata.