Friday, January 30, 2009

Será pleno...


Amanhã (Guilherme Arantes)


Amanhã!Será um lindo dia

Da mais louca alegria

Que se possa imaginar

Amanhã!

Redobrada a força

Prá cima que não cessa

Há de vingar

Amanhã!

Mais nenhum mistério

Acima do ilusório

O astro rei vai brilhar

Amanhã!

A luminosidade

Alheia a qualquer vontade

Há de imperar!

Há de imperar!

Amanhã!

Está toda a esperança

Por menor que pareça

Existe e é prá vicejar

Amanhã!

Apesar de hoje

Será a estrada que surge

Prá se trilhar

Amanhã!

Mesmo que uns não queiram

Será de outros que esperam

Ver o dia raiar

Amanhã!

Ódios aplacados

Temores abrandados

Será pleno!

Será pleno!


Thursday, January 29, 2009

Invejosa


Tenho inveja dos loucos
Quando chegam ao seu limite
Simplesmente enlouquecem.

Quando chego ao meu limite
Simplesmente volto uns passos
E finjo, para mim mesma,
Que nunca estive lá.

Criança Desaparecida


A menina feliz morreu.
Não... mudou, fugiu, sumiu
Foi pra outro lugar.

A menina feliz não mora mais aqui.
A casa está vazia e triste
E tem vazamento por toda parte.
Tá úmido. Tá frio.

A menina feliz saiu com medo
Batendo a porta, abandonando sonhos.
A menina feliz não sabe sofrer.

Se um dia ela volta?
Talvez...
Mas certamente não será mais tão menina
E nem tão feliz.

Thursday, January 22, 2009

A felicidade costuma incomodar... A liberdade também.


Há muitos anos costumo dizer que tem coisas que só acontecem comigo e com o Botafogo*. Já passei por situações que deixariam qualquer pessoa em estado de choque, tanto por parecerem inacreditáveis quanto pela reação emocional que poderiam causar. Um bom exemplo foi o dia em que uma "colega" de trabalho, incomodada pelo meu constante bom humor, me questionou de forma exageradamente franca e direta, em um tom irritado: "nossa! Mas você está sempre feliz! O que de tão bom acontece na sua vida pra você estar sempre assim?"

Esta não foi a primeira vez que incomodei as pessoas com o meu alto astral. Quando surgem perguntas desse tipo, costumo responder que o fato de estar viva e cheia de saúde já bastaria para me deixar feliz, mas eu ainda tenho a sorte de ter um filho inteligente e lindo, uma família admirável, poucas e boas amigas e um marido maravilhoso. Quem não se considerar feliz diante disso não tem a menor idéia do que seja felicidade.

Acontece que mais incômodo do que se sentir feliz e expressar isso, é começar a explicar as razões de tanta felicidade e, pior ainda, começar a mostrar para a pessoa que ela também poderia estar feliz levando-se em conta diversas situações boas da sua vida. Isso é praticamente uma heresia! As pessoas gostam de sofrer. Elas, de fato, não querem ser felizes e muito menos demonstrarem isso para os outros.

Parece loucura? Vou dar alguns exemplos... Experimentem chegar para uma pessoa que tem um bom emprego e um salário acima da média dizendo: "nossa, fulano, mas que beleza! Você está bem de vida, heim?" O mais provável é que ele dê um pulo para trás, arregale os olhos e se defenda: "eu??? Você está louca? Você não tem idéia do quanto eu trabalho. Ralo pra caramba! E o meu salário nem é essas coisas... não dá pra nada! Estou cheio de dívidas!" Ou seja, ele vai afirmar que é um pobre coitado com tal autenticidade, que você quase terá um impulso de fazer uma campanha de donativos para ajudá-lo a pagar suas contas.

Agora chega para aquela sua conhecida que tem um marido bonitão, educado e gentil e diga algo como: "nossa, fulana, você tirou sorte grande, heim? Seu marido além de bonitão, te trata tão bem..." Pois sim! Isso será por demais ofensivo! Ela, na mesma hora, vai dizer: "ah! Você está dizendo isso porque não vive com ele! Menina, é um inferno casar com homem bonito... A mulherada fica toda em cima... Isso sem dizer que ele me trata muito bem, mas continua naquele empreguinho fajuto, ao invés de procurar algo melhor..."

Enfim... Se você quer ofender uma pessoa, diga que ela é feliz! E se você quer fazê-la morrer de raiva, diga que é feliz! A felicidade parece ser um pecado imperdoável! E onde quer que você vá, as pessoas que parecem felizes são olhadas como esquisitas, "metidas" ou alienadas, que insistem em olhar o mundo com lentes cor de rosa. Como diria a música "A felicidade é um estado imaginário!"

Eu sempre pensei que ser feliz é uma decisão, individual e intransferível. E que independe do que acontece em volta. Para ser feliz não é preciso viver uma vida perfeita, não é preciso ser perfeito. Eu, por exemplo, adoraria ter o nariz pequeno e arrebitado e uns 50% de aumento no salário, mas nem por isso deixo de ser feliz! :-)

Percebo a cada dia um número maior de pessoas que buscam a felicidade fora e não dentro de si. Sei que isso é clichê, mas a felicidade está mesmo dentro e não em volta. No entanto, em um mundo tão materialista e consumista fica complicado explicar que a felicidade não está associada à quantidade de coisas que você possui ou ao status que você tem. Por isso que parece tão estranho ser feliz sem uma mansão, carros importados, emprego top de linha, cirurgias plásticas pelo corpo e todas as coisas que são símbolos de sucesso.

Então entra a outra coisa que irrita e incomoda tanto quanto a felicidade: a liberdade. E nem falo da liberdade total dos xamãs ou mesmo de uma liberdade bem ampla, falo da simples liberdade de saber a hora de parar, a liberdade de ser o que se é sem que a opinião alheia seja tão importante, a liberdade de ter seu próprio gosto e sua própria maneira de viver a vida. Liberdade mesmo de argumentar com a sua "mente do predador" que ela pode continuar repetindo tudo que quiser na sua cabeça, que você não vai desistir dos seus sonhos.

Então, você poderá ver o espanto e desespero nos olhos dos outros quando você nega a oportunidade de estar numa festa de elite, quando respira aliviada porque não foi chamada para um cargo importante (porém, extremamente stressante) ou não compra aquela roupa maravilhosa, apesar de ter o dinheiro na carteira para comprar. É que tudo é sempre tão relativo, tudo é tão transitório... nas mãos de quem está o poder, o que você realmente valoriza, o que é realmente necessário. Nós mesmos somos transitórios! Não sabemos onde vamos estar daqui a um minuto.

Ao invés de sentir medo, insegurança ou ficar se agarrando em coisas que estão fora de nós, talvez o melhor a fazer seja mesmo sorrir a maior parte do tempo, brincar como criança, não se levar tanto a sério, fazer o que pede o coração e não contar com o futuro para sere feliz. Ser feliz agora... ser livre agora... Ser você mesmo agora... Pode não ser tão fácil, mas é muito simples.

*Para as amigas portuguesas, explico: Botafogo é o time de futebol pelo qual torço e que é conhecido pela sua "mística", pelo inusitado que sempre ronda seus jogos e sua história.

Friday, January 16, 2009

Meme dos 7 Pecados

Este eu recebi da Hazel

Como não tenho tantos contatos via blogger e minhas amigas não costumam gostar destes repasses, decidi fazer assim: todos que por aqui passarem fiquem a vontade de pegar o Meme e reproduzir em seus blogs. Assim... livremente... :-)

Recordemos quais são os 7 pecados:

1) Gula: comer além do necessário e a toda hora;
2) Avareza: cobiça de bens materiais e dinheiro;
3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;
4) Ira: junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor, que são incontroláveis;
5) Soberba: falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente;
6) Luxúria: apego aos prazeres carnais;
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.

Bem, então aqui estão os meus pecados!!!! rs

1) Gula: massas com muito queijo e molho (em especial pizzas e nhoques)

2) Avareza: pra falar a verdade, sou bem "pão-dura", tenho me doutrinado a gastar mais tranquilamente (parece que ando na contramão do planeta...rs)

3) Inveja: das pessoas que simplesmente fazem o que dá na telha, fazem o que querem (chego ao cúmulo de invejar pessoas "sem noção"! rsrsrs)

4) Ira: diante de injustiças, comigo ou com outras pessoas, perco totalmente o controle (isso tb está em fase de terapia...rs).

5) Soberba: detesto pedir... tanto por não querer incomodar quanto porque não gosto de depender dos outros... fico sufocada quando dependo de alguém pra fazer alguma coisa.

6) Luxúria: hmmm... nossa! Que coisa tão íntima! rs O que posso dizer é que muito me custa resistir à sedução, talvez por isso, apesar de ser muito sociável, evito aproximação demasiada de quem me "oferece perigo" (ainda bem que cresci e fiquei ajuizada!)

7) Preguiça: ahhhh! O meu pecado favorito! hahahaha! A lista pode ser longa e estranha, incluindo até mesmo coisas prazerosas, mas que exigem que eu me desloque fisicamente para lugares distantes, mas vou resumi-la de uma forma que toda mulher entende: serviços domésticos (com exceção de cozinhar, que eu amo)

Prontinho!

Querem arriscar?

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós


Lembro da primeira vez em que ouvi o hino da independência do Brasil. Era criança ainda, devia ter lá uns 8 anos de idade. Fiquei pensando que a Liberdade devia ser um pássaro, pois tinha asas que deveriam ficar abertas sobre nós. Achava aquilo estranho, porque a imagem me sufocava. Já imaginou? Aquele pássaro enorme com asas abertas sobre uma nação inteira? Ia encobrir o sol, barrar o vento, deixar o ar mais pesado. E isso é o oposto da liberdade.

Creio que a liberdade não tem asas. Ela não é ave. Definitivamente não é réptil ou anfíbio. Dificilmente seria um peixe. Creio que também não poderia ser um mamífero, pelo menos não um mamífero fêmea, que precisa carregar filhotes no ventre durante tantos meses e depois amamentá-los outro tanto. De que espécie seria a Liberdade?

Eu não consigo vê-la e nem ouvi-la. Provavelmente, é algo tão sutil quanto o ar, o vento, que é invisível mas podemos senti-lo suavemente ou de maneira mais radical, sacudindo as árvores em volta. Em alguns momentos precisamos que a liberdade sacuda tudo em volta, pois estamos de tal forma envolvidos em nossa prisão sem grades, que só mesmo uma boa chacoalhada para nos fazer despertar.

Só sei que acordei hoje com a impressão que o carcereiro interior está prestes a pedir demissão. Talvez invalidez, aposentadoria precoce por acidente de trabalho. Contos nos dedos o tempo para que a liberdade venha. Conto nas batidas do coração o tempo certo de ser livre. Está chegando, está chegando. Sei que vou conseguir.

Wednesday, January 07, 2009

Desejos para o que nasce...


Tudo bem... Estou sempre repetindo aquele blablablá, que este ano novo é de mentirinha, é só o ano novo fiscal. No entanto, acabamos caindo no fluxo do inconsciente coletivo. Então, vamos fazer a coisa direitinho, como manda o figurino?

Fiquei pensando aqui quais seriam meus desejos para o ano novo que nasceu há poucos dias. Claro que fiz algumas longas viagens, viagens que - creio - ficarão apenas no reino da fantasia, pois não estou disposta a pagar o seu preço (com vocês também acontece assim? Desejos que são só desejos fantasiados? Sem desejo real de concretização?) Mas outros desejos podem e devem ser bem reais, dependem de mim e de um pouco de ajuda externa também.

A lista não está, exatamente em ordem de importância, mas somente em ordem de lembrança, certo?

1) Fazer aula de canto - desde o final do ano passado que estou querendo fazer isso. Já cantei em coral quando estudava, mas esse foi mais um dos meus talentos não desenvolvidos em função da minha (ex) falta de disciplina. O maestro elogiava a minha voz, os amigos idem. Cantava nas rodinhas de violão, arrisquei alguma coisa numa bandinha de garagem, mas ficou tudo por isso mesmo. Claro que não tenho a esperança de virar cantora profissional, a idéia é desenvolver algo que gosto de fazer e, pelo que dizem, tenho já algum talento natural.

2) Fazer aula de dança do ventre - já havia procurado aulas por aqui, mas cidade pequena é complicado... Quando saí do Rio de Janeiro para vir para cá sabia das vantagens e desvantagens, mas às vezes ainda dói um pouquinho não ter uma bela peça de teatro para assistir, uma exposição de arte, um show ou uma variedade boa de cursos. Enfim... Agora descobri que há uma professora de dança do ventre em uma das academias da cidade. Vamos ver se rola... Também fiz ballet clássico quando criança e troquei as sapatilhas pelos namorados. Parei com o ballet exatamente aos 14 anos, quando arrumei o primeiro namorado... Pudera... matava a aula para ir namorar! rs Então, mais um talento ficou em desuso pelo caminho...

3) Organizar meu trabalho com o tarot - ele está crescendo desordenadamente, digamos assim... Preciso criar uma estrutura em que eu não precise "matar um leão por dia" (até porque isso é um crime ecológico!!!! rsrsrs) É importante ter um bom planejamento para divulgação além do blog e, por outro lado, pensar em como fazer o blog ir além (já que ele atingiu um primeiro estágio de sucesso). As aulas estão, temporariamente, suspensas. Tenho me dedicado somente às consultas. Não sei se devo voltar com as aulas por enquanto... Acho mesmo que tenho que primeiro organizar a divulgação das consultas. Talvez seja interessante avaliar a possibilidade de dar worshops em outras cidades a partir de um número mínimo de inscrições, suficientes para cobrir os gastos com a viagem além da aula em si. O importante é sentar e pensar sobre.

4) Dar mais um passo na direção da disciplina que pretendo alcançar - pretendo fazer isso através da manutenção das atividades que já tenho executado diariamente (como a série do útero - Tensegridade-, algumas posturas de yoga e o sorriso interior - Práticas Taoístas) e acrescentar mais algumas práticas que têm como objetivo a preservação da saúde física, mental, emocional e espiritual.

5) Construir minha Bio-Casa!!! - é um sonho antigo... uma bioconstrução dentro de um terreno com um pequeno pomar, horta e canteiros de ervas medicinais, além do cultivo de cogumelos. Creio que até o final deste ano o sonho pode ser se realizado ou ao menos se encaminhado bem. Arrumei o contato com uma arquiteta que mora numa cidade vizinha, apesar do que eu gostaria de "fazer minha casa com minhas próprias mãos" (que os deuses nos ajudem!!! rsrsrs) Vamos ver para onde o intento nos leva...

6) Criar um blog específico com o tema Sagrado Feminino - este blog terá parcerias e por isso mesmo será mais complexo de ser organizado. Ainda estou maquinando por aqui o que podemos fazer e em breve vou convocar uma reunião on-line :-))))

7) Pensar menos e viver mais - ufa... grande desafio!

8) Concluir ao menos um dos dois livros que já comecei - eu ando me prometendo isso há tanto tempo... Vamos ver se dessa vez eu cumpro! rs

Bem... Essa é a lista publicável...rsrsrs Há uma outra que corre pelos subterrâneos :-))))

Que assim seja, amém, maktub e outros trens! ;-)

Saturday, January 03, 2009

Assim começou meu ano...


Com pequeninas delicadezas, sinais sutis, sonhos enigmáticos...

Alguma coisa está acontecendo em todo o planeta. Basta nos conectarmos que entenderemos. O problema é que andamos tão adormecidos e preocupados com as coisas que nos ensinaram que eram as mais importantes, que perdemos a noção de que tudo é ilusão.

Criamos deuses a partir de necessidades ou desejos que nos ensinaram a cultivar. Temos o deus-dinheiro, o deus-emprego, o deus-carreira-profissional, o deus-realização-pessoal, o deus-conhecimento-acadêmico e tantos outros (o deus-corpo-de-modelo, por exemplo)

Pois eu comecei o ano imaginando como tudo é tão efêmero e como devemos aproveitar cada minuto do nosso dia, da nossa vida, com coisas que realmente valem a pena.

Esta joaninha linda que foi eternizada na foto, quando pousou na minha mão, segundos depois levantou vôo e foi em direção a sua morte-luz, na lâmpada do teto. Bateu lá e caiu no chão, morta. Qualquer pessoa pensaria que é o fim ficar chocada pela morte de uma joaninha. No entanto, segundos antes ela estava aqui na minha mão, compartilhando energia comigo, compartilhando algo, um momento... No segundo seguinte ela já não existia mais na minha realidade de existência e provavelmente estava adentrando o "mundo das joaninhas" (assim eu contava para o meu filho, quando ele era bem pequetito, que quando os bichinhos morriam iam para o "seu mundo"... mundo dos gatinhos... mundo das borboletas...etc...)

Então, não quero ser como uma joaninha que se lança em disparada em direção aonde se vê a luz ou se entende como luz, para depois cair fulminada. Tenho dado passos curtos. Tenho pisado suavemente, testando a segurança do solo.

Algo está para acontecer e é bem mais do que a queda da bolsa de valores ou o fechamento de um grande banco. No entanto, só será possível perceber o que é se estivermos em silêncio, com a mente quieta. Se conseguirmos manter a calma, afugentar o medo e respirar. O segredo é sempre respirar.

Sei que mais informação virá. Sei que mais coisas acontecerão para mim, para você, para os nossos vizinhos. E sei que algumas pessoas lêem o que está escrito aqui e não entendem nada, enquanto outras conseguem sentir a suave brisa da mudança que vem se anunciando já há algum tempo.

Aguardemos.

E enquanto isso, vivamos. Cada precioso segundo.

Feliz 2009.